Quem deseja ter as mensalidades do curso superior financiadas não pode deixar de ler o artigo a seguir para saber como funciona o FIES 2023. Com o FIES, o aluno consegue financiamento de até 100% do seu curso superior. Entenda como funciona o FIES 2023 e não deixe de fazer a inscrição.
O FIES 2023 ou Fundo de Financiamento Estudantil foi criado para facilitar o pagamento das mensalidades para todos os estudantes que não tem condições de pagá-las integralmente.
Este modelo de financiamento é moderno e um dos mais indicados. Dividido em diferentes modalidades, os juros chegam a zero para os estudantes que mais precisam, tudo de acordo com a renda familiar per capita.
As melhorias feitas nesse financiamento possibilitam uma maior sustentabilidade financeira do programa, viabilizando um acesso muito mais amplo ao ensino superior.
Critérios para participar do FIES
Entender como funciona o portal sobre o FIES 2023 é o primeiro passo para tentar esse tipo de financiamento.
Existem alguns requisitos para poder participar desse programa. Conheça quais são eles na lista a seguir:
- Ter realizado o ENEM a partir de 2010;
- Ter obtido uma nota média igual ou superior a 450 pontos;
- Não ter zerado na redação;
- Possuir uma renda per capita familiar de até 5 salários mínimos.
Quais são as modalidades do FIES
O FIES passou por algumas mudanças para atender melhor os estudantes de todo o país. Atualmente este modelo de financiamento é dividido em modalidades. Essa divisão faz com que seja totalmente possível se chegar a uma margem de juros zero de financiamento.
Entenda cada uma dessas modalidades:
- Modalidade I: Financiamento oferecido pelo Governo aos estudantes que pertençam a uma família cuja renda per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesses casos, é o Fundo Garantidor que auxilia no financiamento, tendo um aporte das instituições de ensino e um aporte da União;
- Modalidade II: Financiamento oferecido pelas instituições financeiras que contam também com recursos públicos, por isso, nessa modalidade, os financiamentos são mais baratos que o mercado, mas mais caros que na modalidade I;
- Modalidade III: Financiamento oferecido aos estudantes com renda per capita mensal de até 5 salários mínimos.
*Não é possível fazer qualquer tipo de mudança de modalidade no período do financiamento.
Entenda como funciona o FIES
Saber como funciona o FIES inscrições 2023 é a primeira etapa que o estudante deve seguir para conseguir o financiamento.
Como você pode verificar acima, este financiamento é dividido em modalidades que facilitam o entendimento de quem quer financiar os estudos.
Existem alguns impedimentos que fazem com que o estudante não consiga se inscrever na modalidade I. Conheça-os a seguir:
- Não ter sido selecionado pelo MEC no processo de seleção;
- Possuir a matrícula trancada;
- Já ter obtido algum financiamento pelo FIES;
- Ser inadimplente com o Programa de Crédito Educativo ou com FIES;
- Ser beneficiário de programas como o ProUni;
- Ter obtido nota média abaixo do mínimo exigido que é de 450 pontos ou nota igual a zero na redação no ENEM;
- Pertencer a uma família com renda per capita mensal superior a 3 salários mínimos.
Para tirar mais dúvidas sobre o FIES resultado 2023, acesse essa página e entre em contato.